Matéria Do Mes

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Matéria Do Mes: A capoeira no Ceará

 

Resumo Os capoeiristas cearenses se destacam no cenário mundial da Capoeira, mas muito de suagênese, em Terras Alencarinas, está obscura. Essa manifestação cultural é bastante pesquisadaem alguns estados brasileiros e em alguns países, porém no estado do Ceará não há umaprodução bibliográfica suficiente para a construção de um corpus documental substancial.Essa expressão da cultura popular se constitui em um processo cultural em que prevalece atransmissão oral de saberes. A presente pesquisa revisita as memórias, vivências cotidianas eos saberes dos Mestres de capoeira cearenses no intuito de detectar algumas de suascontribuições entre as décadas de 1980 e 1990. Esse estudo terá como corpus metodológicoduas fontes principais. A primeira, bibliográfica, fundamentada em Campos (2001), FerreiraNeto (2011), Rego (1968), Silva (2010), Soares (2002) e Vieira (1998). A segunda é umestudo de natureza qualitativa, do tipo etnográfico, amparada em Mendes (2010), e com oemprego da técnica da História Oral, fundamentada, sobretudo, em Montenegro (2010).Segundo Queiroz (2011), na década de 1980, só havia dois grupos de capoeira em Fortaleza, asaber, Senzala e Zumbi. Neste apareciam nomes como Espirro Mirim, Geléia, Jean, Soldado,Lula, Ulisses e naquele, figuras como Paulão, Canário, Dingo, Gamela, Araminho, Gurgel. Osquase vinte anos de imersão pessoal nesse universo, possibilitam apontar os mestres Paulãodo Ceará e Espirro Mirim como dois nomes de grande referência no Ceará, no Brasil e noexterior, os mesmos figuram nessa pesquisa como sujeitos. O texto final constitui-se em umdiálogo entre as informações obtidas nas referências bibliográficas consultadas e o corpusdocumental produzido por meio da história oral da vida dos mestres entrevistados. Seu saberoferece a manutenção viva da memória do conjunto de conhecimentos não formais, nãoinstitucionalizados e que compõem e mantém viva a consciência coletiva ritualística eancestral dessa prática cultural, remetendo ao entendimento de Le Goff (2003) queconstantemente defende a pesquisa da memória do homem comum, das recordações ehistórias locais. Concluiu-se, ao final do trabalho, que este é só um de muitos passos queprecisam ser dados para que se registre a História da Capoeira do Ceará e suas contribuições